$type=grid$show=home$count=4$cate=0$rm=0$sn=0$au=0$cm=0

Ponte Salvador-Ilha de Itaparica. Saiba mais sobre esse mega projeto.

A Obra
De acordo com o Governo da Bahia, a construção da ponte vai beneficiar o Recôncavo, o Baixo Sul, o Litoral Sul e a Região Metropolitana de Salvador, impactando a vida de cerca de 4,4 milhões de pessoas e 45 municípios do interior. O projeto está previsto para custar R$ 7 bilhões em quatro anos de obras, segundo o governo.

Somente para a ponte, serão construídas seis faixas de circulação de veículos, três em cada sentido, além de duas faixas para acostamento, que poderão ser aproveitadas como outras faixas, caso o fluxo exigir, passando a oito faixas no total. A ponte também está sendo projetada para suportar um modelo de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), pensado para, no futuro, conectar a Ilha de Itaparica ao sistema metroviário de Salvador. Com 12 quilômetros, a ponte será a segunda maior da América Latina e ocupará a 23ª posição no ranking mundial de pontes sobre mar, rio e baía.

Lançado edital para empresas interessadas na construção da ponte Salvador-Itaparica

O Governo convida empresas interessadas para avaliar os estudos realizados para a estruturação do projeto de construção e de exploração da concessão da ponte Salvador/Itaparica

O edital é direcionado a empresas dos setores de infraestrutura, mercado financeiro e de capitais, nacionais ou estrangeiras. As propostas devem ser encaminhadas até o dia 15 de setembro. Os participantes devem realizar estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental, complementares ao projeto de construção e operação do sistema, visando rever e validar sua estruturação.

Os documentos devem ser entregues em formato DOC ou PDF para o e-mail gasec.seplan@seplan.ba.gov.br, ou presencialmente (por meio de dispositivo de armazenamento de dados ou versão impressa), destinado ao Grupo de Trabalho Executivo do Projeto Sistema Viário Oeste/Ponte Salvador-Ilha de Itaparica, situado na 2ª Avenida do Centro Administrativo da Bahia (CAB), CEP: 41.745-003, Salvador-BA.

Histórico do Projeto
Cogitada desde a década de 1960 para fazer a conexão entre ilha e continente, a Ponte Salvador – Ilha de Itaparica foi, por muitas vezes, pauta de discussão, mas nenhuma iniciativa foi colocada em prática. Faltava, até agora, o compromisso de executar um projeto complexo, de grande porte e que beneficiará significativamente diversas regiões do Estado.

Ainda em 1967, no Plano Diretor do Complexo Industrial de Aratu – CIA, o arquiteto Sérgio Bernardes propôs uma ponte para conectar Salvador e a Ilha de Itaparica, formando o anel viário.

Ao colocar a Ponte como prioridade, sem desconhecer seus impactos no desenvolvimento urbano, social e econômico, além da preocupação com o meio ambiente, o Governo do Estado deu o primeiro passo para concretizar o sonho de tantos baianos.

Em 2010, o Governo anunciou um PMI – Processo de Manifestação de Interesse para que empresas interessadas realizassem estudos de viabilidade técnica, ambiental, econômico-financeira e jurídica, a fim de estruturar um anteprojeto de construção e concessão da Ponte Salvador–Ilha de Itaparica e todo o sistema viário acessório.

Os interessados entregaram os estudos preliminares em 2011, dando início à fase de avaliação por parte de uma equipe técnica do Governo, formada por especialistas de diversas Secretarias.

O ano seguinte foi dedicado à análise e aprofundamento destes dados, assim como definição de como conduzir os próximos passos. A partir daí, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento – Seplan, contratou uma consultoria de gestão com vasta experiência em grandes projetos de infraestrutura e desenvolvimento urbano em diversas cidades no mundo, para auxiliar o Governo na estruturação do projeto.

As atribuições da consultoria contratada englobam: realização da modelagem econômico-financeira da concessão, criação de plano de desenvolvimento regional, coordenação integrada dos estudos técnicos, estruturação da gestão do projeto e elaboração da governança para implementação. Tudo isso objetivando otimização dos investimentos de recurso público e do benefício para a sociedade, sempre sob a coordenação do Poder Executivo.

Com a finalidade de articular, desenvolver e executar ações para implantação do Projeto, o Governo do Estado instituiu um Comitê Executivo e um Grupo de Trabalho Executivo ainda no início de 2013. O Comitê Executivo criado é formado pelo seu coordenador, o Secretário de Planejamento, e também pelos Secretários da Casa Civil, Fazenda, Infraestrutura, Desenvolvimento Urbano e também o presidente da Agência de Fomento do Estado da Bahia (DESENBAHIA). Já o Grupo de Trabalho Executivo (GTE) é formado por um representante das Secretarias do Planejamento, Casa Civil, Fazenda, Infraestrutura, Desenvolvimento Urbano e também um representante da DESENBAHIA.

Diversos estudos já foram licitados, e atualmente o estudo de impacto ambiental e as sondagens do fundo da Baía de Todos os Santos já se encontram em andamento. Estão previstos ainda estudos de engenharia/projeto básico, hidráulica marítima, estudo de impactos culturais e imateriais e ainda estudos urbanísticos para a Ilha de Itaparica.

Uma vez lançado o edital e assinado o contrato, as obras devem ser concluídas no prazo entre 48 e 60 meses. 

Mais detalhes ténicos, confira no site: http://www.pontesalvadorilhadeitaparica.ba.gov.br/

COMMENTS

Nome

#OLabinho,4,=,1,Acidente,1,Assassina,5,Auto-ajuda,2,Bahia,616,Barra da Estiva,1,Brasi,5,Brasil,1943,chuva,2,chuvas,2,Claudia Wild,3,CNH,1,comercio,1,Copa,1,Correios,8,Corrupção,200,D'jane Silva,6,Denúncia,329,Denûncia,59,Desabamento,6,Destaque,1875,Detran,1,Economia,170,Educação,23,Eleição,36,Elizeu Rosa,30,Emprego,8,Encostas,1,Energia,5,Entretenimento,105,Esporte,14,Eunápolis,9,Europa,1,Feira de Santana,14,FUNAI,1,Futebol,1,Google,3,Governo,32,Greve,4,Ilhéus,22,Indígenas,2,Inflação,3,Internacional,19,Internacional.,31,Internet,2,Itabuna,17,Jequié,75,Justiça,40,Lauro de Freitas,15,Meio Ambiente,5,Migrantes,12,Mundo,209,Natureza,2,Noticias,1805,Notícias,1133,Paulo Afonso,1,Pobreza,4,poli,2,Policia,78,Polícia,192,Politica,744,Política,910,Porto Seguro,13,Religião,4,Rio de Janeiro,2,Rural,1,Salvador,318,Saúde,65,Segurança Pública,129,STF,1,Tecnologia,8,Teixeira de Freitas,15,Terroristas,4,Trânsito,15,transporte,48,TRE,5,TSE,1,Violência,101,Vitória da Conquista,29,w,2,www,1,
ltr
item
Ebahia News: Ponte Salvador-Ilha de Itaparica. Saiba mais sobre esse mega projeto.
Ponte Salvador-Ilha de Itaparica. Saiba mais sobre esse mega projeto.
https://3.bp.blogspot.com/-V19VFMZtqKU/WbQzojN0aSI/AAAAAAAABy4/xt6ve0-gDWAj1iqa96qJn_Xwm-FvUwqbgCLcBGAs/s640/maxresdefault.jpg
https://3.bp.blogspot.com/-V19VFMZtqKU/WbQzojN0aSI/AAAAAAAABy4/xt6ve0-gDWAj1iqa96qJn_Xwm-FvUwqbgCLcBGAs/s72-c/maxresdefault.jpg
Ebahia News
http://www.ebahianews.com.br/2017/09/ponte-salvador-ilha-de-itaparica-saiba.html
http://www.ebahianews.com.br/
http://www.ebahianews.com.br/
http://www.ebahianews.com.br/2017/09/ponte-salvador-ilha-de-itaparica-saiba.html
true
6004791991803311525
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO PESQUISA TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy