$type=grid$show=home$count=4$cate=0$rm=0$sn=0$au=0$cm=0

Reforma da Colina Sagrada é iniciada; veja o que vai mudar na região

Prazo para conclusão das intervenções na Cidade Baixa é de um ano.

Padre Edson Menezes com ACM Neto e o vice-prefeito Bruno Reis durante assinatura de ordem de serviço (Foto: Secom/PMS)
A ordem de serviço para início imediato da requalificação do entorno da Basílica do Senhor do Bonfim foi assinada na manhã desta sexta-feira (27). Isso que dizer que, após a assinatura do prefeito ACM Neto, que participou de um ato que marcou o início das intervenções, os profissionais já passaram a trabalhar por lá para entregar para a população, no prazo máximo de um ano, todo o entorno requalificado. Para isso, serão investidos R$ 11,5 milhões, com recursos próprios dos cofres municipais.
A entidade responsável por pensar na requalificação foi a Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), que promete ampliar os limites da Praça do Largo, para que ela funcione como uma continuidade das escadarias do Bonfim, além de pavimentar em mosaico de pedra portuguesa branca, com grafismos, o piso da praça.
"Nós vamos criar um grande espaço integrando a Igreja. Inclusive, para que em época de grandes eventos, em que agregamos um número grande de fiéis, o padre possa fazer uma missa ao ar livre tendo todo o conforto e segurança", afirmou Tânia Scofield, presidente da FMLF.

Área compartilhada
De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas, Almir Melo Júnior, com o limite ampliado entre as escarias e a praça, a rua passa a ser compartilhada nas laterais, sendo possível pedestres e carros utilizarem o mesmo espaço.
Contudo, em frente à igreja, onde ainda é possível a circulação de automóveis, após a conclusão da obra, não haverá mais espaço para os motoristas.
A previsão para que os carros deixem de circular em frente à igreja é de 15 dias, quando a área passa a receber a intervenção. No entanto, mesmo com a obra em andamento, os fiéis poderam acessar a Basílica a pé. 

Mudanças importantes
A via em frente à Casa dos Romeiros será suprimida no novo projeto. Sendo assim, os veículos terão que fazer retorno pelos fundos da igreja, perto da Casa do Juiz da Devoção.
Será criado também uma edificação, fora da igreja, que servirá de abrigo para as velas dos fiéis.
O velário, que atualmente fica na lateral esquerda da igreja, deixará existir, assim como o risco de incêncio.
Também haverá um espaço para distribuição da água benta. As construções serão integradas ao conjunto de casas do entorno.


Imagem: Divulgação
Palco e estacionamento
A obra inclusive não acontece apenas ao redor da igreja. Na parte de baixo da Colina, no Largo da Baixa do Bonfim (Praça Euzébio de Matos), também haverá mudanças importantes. Por lá será tudo redesenhado, com alinhamento entre os arcos da Ladeira do Bonfim.
Os vãos, que ficam embaixo da Colina e que estão desocupados, serão reativados para dar espaço a lojas comerciais e de serviços. A praça também terá um pequeno palco para eventos.
Com o deslocamento, haverá lugar para um grande estacionamento público, além da criação de baias para ônibus e vagas para vans e motos. As praças serão ligadas através de rampas e escadarias.

Ambulantes
Os cerca de 120 ambulantes que trabalham no entorno serão realocados durante a intervenção. Aqueles que trabalham nas laterais da igreja, após o início das obras, passarão a trabalhar na parte inferior, no Largo da Baixa do Bonfim, de acordo com o titular da Secretaria de Ordem Pública (Semop), secretário Marcus Passos.
Após as conclusões das obras na parte superior, os vendedores que ficam no Largo da Baixa, passam a comercializar ao redor da igreja, caso seja necessário.
"Vamos realocá-los para um lado da Colina e, a partir do avanço da obra, deslocaremos para outra lateral", explica o secretário. 
Lavagem
Embora o prazo de toda requalificação seja de um ano, o prefeito ACM Neto garantiu que as obras não vão interferir na Lavagem do Bonfim, que acontece em janeiro. Inclusive, o prefeito destacou que se depender dos esforços da sua gestão, é possível que a obra fique pronta antes mesmo do prazo estipulado.
"Não vamos poupar esforços para concluir essa obra em tempo recorde, entregando antes dos 12 meses. Todos os recursos já estão separados e garantidos", comentou Neto.
"Quero também trazer uma mensagem de conforto e segurança: o nosso plano de trabalho prevê que em janeiro todo o piso da praça estará concluído e toda a base estará realizada", explicou o prefeito.

Reforma no templo 
Uma empresa especializada em obras e serviços de engenharia vai executar serviços de recuperação e restauração de elementos arquitetônicos e artísticos da Capela-Mor da Igreja do Bonfim, incluindo cobertura, forro e retábulo mor, como também a revisão das instalações elétricas.
O processo de licenciamento de obras será elaborado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult) e deverá ficar pronto, ainda segundo o prefeito, nos próximos 15 dias. 
De acordo com o reitor da Basílica do Bonfim, Padre Edson Menezes Silva, as atividades e o calendário da igreja não devem ser alterados e, durante as obras, um tapume pintado ficará em frente à Capela-Mor.
"As obras atenderão duas necessidades básicas da nossa igreja. A igreja é conservada e preservada pela devoção do Senhor do Bonfim, mas não abarca obras de grande porte. Há cerca de 20 anos não tínhamos uma reforma na igreja", conta o padre.
A cozinheira Evanice Santos, 65 anos, sabe da importância de ver seu bairro requalificado. Ela diz que já sentia falta de uma mudança, bem como manuntenção dos bens públicos da área. "Muitos não conservam. Espero que agora o lugar possa ficar mais lindo do que já é, atraindo mais visitantes", comemora a cozinheira.

Fonte: Correios 24 horas

COMMENTS

Nome

#OLabinho,4,=,1,Acidente,1,Assassina,5,Auto-ajuda,2,Bahia,610,Barra da Estiva,1,Brasi,5,Brasil,1920,chuva,2,chuvas,2,Claudia Wild,3,CNH,1,comercio,1,Copa,1,Correios,8,Corrupção,200,D'jane Silva,6,Denúncia,321,Denûncia,59,Desabamento,6,Destaque,1867,Detran,1,Economia,154,Educação,22,Eleição,35,Elizeu Rosa,29,Emprego,8,Encostas,1,Energia,5,Entretenimento,105,Esporte,14,Eunápolis,9,Europa,1,Feira de Santana,14,FUNAI,1,Futebol,1,Google,2,Governo,30,Greve,1,Ilhéus,22,Indígenas,2,Inflação,3,Internacional,18,Internacional.,31,Internet,2,Itabuna,17,Jequié,75,Justiça,39,Lauro de Freitas,15,Meio Ambiente,5,Migrantes,12,Mundo,209,Natureza,2,Noticias,1798,Notícias,1085,Paulo Afonso,1,Pobreza,4,poli,2,Policia,75,Polícia,192,Politica,744,Política,874,Porto Seguro,13,Religião,4,Rio de Janeiro,1,Rural,1,Salvador,316,Saúde,64,Segurança Pública,129,STF,1,Tecnologia,7,Teixeira de Freitas,15,Terroristas,4,Trânsito,15,transporte,48,TRE,5,TSE,1,Violência,101,Vitória da Conquista,29,w,2,www,1,
ltr
item
Ebahia News: Reforma da Colina Sagrada é iniciada; veja o que vai mudar na região
Reforma da Colina Sagrada é iniciada; veja o que vai mudar na região
https://correio-cdn2.cworks.cloud/fileadmin/_processed_/b/4/csm_prefeito_8ba99d98df.jpeg
Ebahia News
http://www.ebahianews.com.br/2018/04/reforma-da-colina-sagrada-e-iniciada.html
http://www.ebahianews.com.br/
http://www.ebahianews.com.br/
http://www.ebahianews.com.br/2018/04/reforma-da-colina-sagrada-e-iniciada.html
true
6004791991803311525
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO PESQUISA TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy