$type=grid$show=home$count=4$cate=0$rm=0$sn=0$au=0$cm=0

Mês das noivas: entenda a tradição e conheça as tendências brasileiras

Entenda qual a origem dessa tradição e como esta cerimônia faz seu espaço no contexto brasileiro no ano de 2018.
(Foto: Divulgação | Bete Marques)
É comum ouvir entre as conversas populares de que maio é o mês das noivas, período em que muitos casais buscam realizar o tão sonhado casamento. Seria essa informação condizente com a realidade? Por que maio teria sido escolhido para receber esse título especial?

O Varela Notícias foi apurar este assunto com aqueles que talvez mais possam falar sobre: noivos, noivas e cerimonialistas. Entenda qual a origem dessa tradição e como esta cerimônia faz seu espaço no ano de 2018 no contexto brasileiro.

A tradição

De acordo com histórias populares, a tradição do mês das noivas teria surgimento nos países do Hemisfério Norte, associado diretamente às estações do ano. Desde muito tempo, a natureza é utilizada como objeto de ornamentação e ambientação das cerimônias matrimoniais. Como maio é o mês em que se encontra no auge da primavera neste hemisfério, nada mais justo que aproveitar o cenário natural e a colheita de flores para realização do evento.
(Foto: Reprodução)
Devido ao nosso modelo de colonização européia, está tradição teria sido incorporada no Brasil, mesmo a nossa primavera não acontecendo em março, mas sim em setembro.

Outra lenda que irá surgir como forma de explicar tal hábito cultural seria a do banho. Devido as temperaturas baixíssimas das estações outono/inverno, os cidadãos destes países do norte deixavam para se higienizarem na primavera/verão. Desta forma, muitas vezes o primeiro banho do ano acontecia no mês de maio.

Assim, este período era visto como o momento ideal para se ter uma cerimônia festiva, já que tantos os noivos quanto os convidados estariam limpos e cheirosos. Curioso hein?!

No Brasil

Na prática, esta tradição pode não ser totalmente aplicada. De acordo com pesquisa realizada pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados de São Paulo, a maioria das pessoas preferem casar no mês de dezembro. As férias de fim de ano, o clima mais quente e o 13º salário são alguns dos pontos decisivos na hora de escolher a data.
(Foto: Divulgação | Bete Marques)

Esta informação é confirmada com a fala da cerimonialista Bete Marques, que nota uma baixa de eventos no mês tradicional. “Ainda há muita tradição em casar nesse mês, mas acredito que maio perdeu bastante espaço para dezembro. As noivas que sonham com cerimônias mais tradicionais, ainda tem o mês de maio como maior referência. Contudo, minha maior demanda para esse tipo de cerimônia se concentra no último mês do ano”.
Algo simples

Quando se fala em casamento a imagem que vem na cabeça de um senso comum talvez seja a beleza da cerimônia, toda a decoração, o buffet e o tão famoso vestido. Por outro lado, essa palavra também pode remeter aos altos gastos que a execução deste sonho pode trazer.

Para além de cores, objetos, acessórios e buffet, a tendência que mais tem sido cogitada entre este tipo de cerimônia é a simplicidade. Ainda segundo a cerimonialista, este é o primeiro pedido que quase todas as noivas solicitam. “Com a tal “crise”, as festas mais pedidas tem sido com decoração rústica, mais simples, ao ar livre, com poucas flores e buffet menos sofisticado. Simples é a palavra de ordem do momento. É a primeira coisa que as noivas me pedem:’ Bete, quero uma festa simples!’ “.
(Foto: Divulgação | Bete Marques)
Algumas dicas podem ser levadas em consideração no momento de planejar a cerimônia. Realizar o evento em casas de praia, sítios e pousadas podem reduzir o custo com decoração, já que estes espaços possuem uma beleza natural, que quando bem explorado podem representar uma “redução significativa”.

O “simples com uma pitada de requinte” é o caminho ideal para um cerimônia bonita e mais em conta. “Decorações mais intimistas, um ambiente mais aconchegante, com personalidade. Para isso, se faz o uso de muita madeira, vidros, flores simples, plantas verdes e belezas naturais. Ou seja, menos tem sido mais nesse momento” afirmou Bete.

Mão na massa

O que hoje é profissão para Bete, um dia foi motivo de inconformidade. Ela, ao se encontrar na posição de noiva com pouco recurso financeiro, foi a responsável por organizar o próprio casamento. Assim, ela encontrou na sua crise uma forma de ganhar dinheiro e ajudar outras noivas a realizarem seu sonho.

“Nos dias de hoje, as noivas tem participado muito da produção desse evento, colocam mesmo a “mão na massa”. Tive duas noivas em dezembro de 2017 que, junto com suas amigas, confeccionaram os centros de mesa da festa, bem como lembrancinha de padrinhos e outros mimos.”

No caso dos noivos Carol e Danilo, mesmo com as opções para baratear o evento, não foi possível concretizar este sonho. Com data marcada para realização da cerimônia civil, a grande festa foi substituída por uma comemoração mais simples na casa nova. “Teremos nosso momento, por mais simples que seja. O importante mesmo é a união que estamos nos comprometendo. Quem sabe quando sobrar um dinheiro extra, a gente consiga fazer uma festa de bodas”, contam.

Fonte: Varela Noticias

COMMENTS

Nome

#OLabinho,4,=,1,Acidente,1,Assassina,5,Auto-ajuda,3,b,2,Bahia,666,Barra da Estiva,1,Brasi,6,Brasil,2534,Brasília,1,chuva,3,chuvas,6,Claudia Wild,5,CNH,2,comercio,24,Copa,1,Correios,8,Corrupção,235,D'jane Silva,6,Dança e Cultura,2,Denúncia,404,Denûncia,66,Desabamento,8,Destaque,1934,Detran,3,Distrito Fedral,2,Economia,325,Educação,38,Eleição,64,Elizeu Rosa,31,Emprego,17,Encostas,1,Energia,10,Entretenimento,165,Esporte,14,Eunápolis,9,Europa,1,Feira de Santana,15,FUNAI,1,Futebol,1,Google,6,Governo,41,Greve,14,Ilhéus,24,Indígenas,2,Inflação,5,Internacional,37,Internacional.,52,Internet,2,Itabuna,20,Jequié,77,Justiça,46,Lauro de Freitas,17,Meio Ambiente,21,Migrantes,20,Mundo,233,N,1,Natureza,6,Noticias,2011,Notícias,2269,Paulo Afonso,2,Pobreza,6,poli,6,Policia,116,Polícia,265,Politica,796,Política,1811,Porto Seguro,14,Religião,5,Rio de Janeiro,4,Rural,1,Salvador,325,Saúde,122,Segurança Pública,149,STF,1,Tecnologia,22,Teixeira de Freitas,15,Terroristas,4,Trânsito,33,transporte,67,TRE,5,TSE,2,Violência,165,Vitória da Conquista,29,w,2,www,1,
ltr
item
Ebahia News: Mês das noivas: entenda a tradição e conheça as tendências brasileiras
Mês das noivas: entenda a tradição e conheça as tendências brasileiras
http://varelanoticias.com.br/wp-content/uploads/2018/05/WhatsApp-Image-2018-05-15-at-08.291.jpg
Ebahia News
http://www.ebahianews.com.br/2018/05/mes-das-noivas-entenda-tradicao-e.html
http://www.ebahianews.com.br/
http://www.ebahianews.com.br/
http://www.ebahianews.com.br/2018/05/mes-das-noivas-entenda-tradicao-e.html
true
6004791991803311525
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO PESQUISA TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy