$type=grid$show=home$count=4$cate=0$rm=0$sn=0$au=0$cm=0

A Heineken apertou a Ambev. E vai apertar ainda mais

Relatório do banco Bradesco BBI afirma que experiência em outros países pode levar cervejaria holandesa a conquistar 5 pontos percentuais no Brasil até 2023.
Concorrência: a dona de marcas como Skol, Brahma e Stella Artois enfim ganhou uma concorrente de peso no Brasil: a Heineken (Eric Gaillard/Reuters)
São Paulo — Bater de frente com a Ambev, dona de dois terços do mercado brasileiro de cervejas, nunca foi bom negócio. Mas um relatório divulgado nesta terça-feira, 26, pelo banco Bradesco BBI mostra que a dona de marcas como Skol, Brahma e Stella Artois enfim ganhou uma concorrente de peso no Brasil: a Heineken.

Segundo o analista Leandro Fontanesi, do BBI, após conversar com distribuidores, varejistas e concorrentes, um ambiente de maior concorrência deve fazer com que a Ambev tenha dificuldades de manter sua elevada participação de mercado e suas invejáveis margens operacionais nos próximos anos.

Apesar de atuar no Brasil há décadas, a holandesa Heineken começou uma nova fase de expansão no país em fevereiro de 2017, quando comprou a Brasil Kirin, subsidiária brasileira da cervejaria japonesa Kirin que havia comprado, em 2011, o controle da cervejaria Schin. A compra deu à Heineken uma capilaridade que lhe faltava e permitiu aos holandeses chegarem à segunda posição no mercado nacional – ainda que longe, muito longe, da Ambev.

A Brasil Kirin tinha 12 fábricas no país e era dona de 9% do mercado nacional, com forte presença nas regiões Norte e Nordeste, justamente os pontos fracos da Heineken. Segundo a agência Reuters afirmou à época, a nova empresa nascia com quase 19% de participação e um portfólio de marcas que ia de cervejas mais premium, como a Eisenbahn, às mais populares, como a Bavária e a Glacial.

De lá pra cá, a competição com a Ambev se acirrou nos pontos de venda, replicando no Brasil uma disputa global. A AB InBev, dona da Ambev, é de longe a maior cervejaria do planeta, com quase 30% do mercado e uma sede crescente por aquisições – em 2016 comprou a britânica SAB Miller por 79 bilhões de libras. A Heineken segue num distante segundo lugar, com cerca de 9% do mercado. Mas tenta aproveitar brechas deixadas pela gigante.

Para o Bradesco BBI, a briga deve esquentar nos próximos anos, a julgar pela experiência da Heineken em outros mercados. No México, por exemplo, a Heineken comprou a operação de cervejas da FEMSA, dona de três marcas populares no país: Dos Equis, Tecate e Sol. De lá pra cá, conseguiu conquistar cinco pontos percentuais sobre AB InBev. “Embora a Heineken seja conhecida por suas cervejas premium, essa experiência no México mostra que a empresa também pode operar marcas populares”, afirma o relatório do Bradesco.

Segundo o banco, o novo portfólio de marcas pode fazer a empresa ganhar cinco pontos sobre a Ambev no Brasil, levando sua participação de mercado para 25% até 2023.

Outra nova vantagem competitiva para a Heineken, segundo o Bradesco BBI, é sua rede de distribuição. Em 2017 a companhia encerrou cinco anos antes do prazo um acordo logístico com a Coca-Cola no Brasil. É uma estratégia similar à seguida na África do Sul, quando a Heineken encerrou em 2015 um acordo com a fabricante de bebidas Diageo, que lhe permitiu crescer de forma acelarada no país. O relatório estima que o número de pontos de venda da Heineken pode passar de 600.000 para 1 milhão no Brasil até 2021.Com mais escala, a Heineken também tem conseguido mais poder de fogo em supermercados, segmento que deve ganhar importância – passando de 38% das vendas em 2018 para 41% em 2023, segundo o Bradesco. A Heineken ganha força especialmente no atacarejo, onde suas marcas populares (como a Nova Schin) lhe dão vantagem competitiva sobre as cervejas populares da Ambev, que costumam custar mais que as da concorrente nos pontos de venda.
Ameaças em várias frentes

A crescente concorrência da Heineken é a mais nova fonte de ameaças para a Ambev. A companhia vem tendo que enfrentar, nos últimos anos, uma gama de desafios que vão do avanço das cervejarias artesanais à crise econômica, que reduziu o consumo per capita de cervejas no país, passando por menos incentivos do governo.

Em 2017, o lucro líquido da companhia caiu 40%, para 7,8 bilhões de reais, mas o faturamento cresceu 5%, para 48 bilhões de reais. A margem Ebita se manteve na casa dos 42% — um resultado fenomenal para o setor. A companhia conseguiu, apesar de tudo, manter sua participação de mercado praticamente inalterada: caiu de 65% em 2008 para 64% em 2017, segundo a Euromonitor.

Mas a vida está mais difícil para a Ambev, e tende a ficar ainda mais. O relatório do Bradesco BBI se soma a outras estimativas que preveem um ano complicado, com uma crescente guerra de preços. Desde o dia 24 de março as ações da companhia caíram 25%, levando o valor de mercado para 282 bilhões de reais. É uma queda de quase 100 bilhões de reais. Para uma empresa do porte da Ambev, os tombos também são gigantescos.

Fonte: Revista Exame

COMMENTS

Nome

#OLabinho,4,=,1,Acidente,1,Assassina,5,Auto-ajuda,3,b,1,Bahia,652,Barra da Estiva,1,Brasi,6,Brasil,2347,chuva,3,chuvas,4,Claudia Wild,4,CNH,2,comercio,6,Copa,1,Correios,8,Corrupção,229,D'jane Silva,6,Dança e Cultura,2,Denúncia,386,Denûncia,66,Desabamento,7,Destaque,1919,Detran,3,Economia,294,Educação,29,Eleição,45,Elizeu Rosa,30,Emprego,13,Encostas,1,Energia,6,Entretenimento,137,Esporte,14,Eunápolis,9,Europa,1,Feira de Santana,15,FUNAI,1,Futebol,1,Google,4,Governo,40,Greve,9,Ilhéus,23,Indígenas,2,Inflação,5,Internacional,33,Internacional.,45,Internet,2,Itabuna,19,Jequié,76,Justiça,46,Lauro de Freitas,17,Meio Ambiente,9,Migrantes,14,Mundo,222,Natureza,4,Noticias,1962,Notícias,1903,Paulo Afonso,2,Pobreza,5,poli,4,Policia,106,Polícia,211,Politica,785,Política,1550,Porto Seguro,13,Religião,4,Rio de Janeiro,2,Rural,1,Salvador,324,Saúde,96,Segurança Pública,143,STF,1,Tecnologia,14,Teixeira de Freitas,15,Terroristas,4,Trânsito,26,transporte,61,TRE,5,TSE,2,Violência,124,Vitória da Conquista,29,w,2,www,1,
ltr
item
Ebahia News: A Heineken apertou a Ambev. E vai apertar ainda mais
A Heineken apertou a Ambev. E vai apertar ainda mais
https://abrilexame.files.wordpress.com/2018/06/640x640heine.jpeg
Ebahia News
http://www.ebahianews.com.br/2018/06/a-heineken-apertou-ambev-e-vai-apertar.html
http://www.ebahianews.com.br/
http://www.ebahianews.com.br/
http://www.ebahianews.com.br/2018/06/a-heineken-apertou-ambev-e-vai-apertar.html
true
6004791991803311525
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO PESQUISA TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy