$type=grid$show=home$count=4$cate=0$rm=0$sn=0$au=0$cm=0

Jovens, ricos e engajados, eles querem salvar o Brasil dos maus políticos

Resultado de imagem para Jovens, ricos e engajados, eles querem salvar o Brasil dos maus políticos

As lideranças do Agenda Brasil de Futuro: da esquerda para a direita, Ravi Macêdo (J.Macêdo), Ricardo Simon (ex-Sanval, hoje Eclipseon Investimentos), Arthur Brennand (Cornélio Brennand), Giuliana Torre (WTorre), Marina Cançado (Rede Drogal), Luiza Scripilliti (Grupo Votorantim), Raphael Klein (ex-Via Varejo, hoje Kviv Ventures) e Marco Billi (Eurofarma) (Germano Lüders/EXAME) A menos de quatro meses de o país ir às urnas, o cenário atual da política brasileira é de terra arrasada. 

O presidente Michel Temer segue investigado pela Operação Lava-Jato. Boa parte do Congresso busca um novo mandato em outubro para garantir foro privilegiado e fugir de juízes implacáveis da primeira instância, como Sérgio Moro. 

Políticos de longa data, como os ex-governadores Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB), pré-candidatos à Presidência, sofrem para vencer a raiva disseminada entre a maioria da população com a revelação de sucessivos escândalos de corrupção na esfera pública — o sentimento parece estar por trás da popularidade do deputado Jair Bolsonaro (PSL), favorito até agora para vencer a corrida ao Planalto. Nas ruas, volta e meia há pedidos de intervenção militar. 

Em meio a essa descrença geral na capacidade das atuais lideranças políticas de oferecer uma visão convincente de futuro para o Brasil, 40 jovens de famílias donas de algumas das maiores empresas do país, como a varejista Via Varejo (gestora das redes Casas Bahia e Ponto Frio), a fabricante de alimentos J.Macêdo, a farmacêutica Eurofarma e o grupo Votorantim, querem inuir.

Em meio à descrença na política brasileira, herdeiros da elite empresarial têm discutido como tornar o Estado mais eciente e menos corrupto, eles querem salvar o Brasil dos maus políticos no cenário. 

O seleto grupo fundou no início de 2015 o Agenda Brasil do Futuro, uma associação sem fins lucrativos. Os jovens — na casa dos 20 anos — têm feito encontros mensais, geralmente começando às 7 horas da manhã em algum escritório de suas empresas na cidade de São Paulo. 

As reuniões não costumam durar mais que 60 minutos devido à agenda intensa dessa moçada — boa parte já tem função em conselhos familiares ou comanda as próprias empresas. Entre cafezinhos e troca de experiências sobre os negócios que estão tocando, o grupo discute o momento político e aciona pelo WhatsApp sua extensa rede de contatos na iniciativa privada. 

O motivo Angariar apoio a projetos contra mazelas estruturais do Estado brasileiro, como a corrupção e o excesso de burocracia. “Queremos destravar nós ao desenvolvimento do país. A máquina pública ineciente é um deles”, diz a publicitária Luiza Scripilliti, de 26 anos, quarta geração da família Ermírio de Moraes, do grupo Votorantim. 

A vontade de mudar o país surgiu de um interesse dos próprios jovens — incentivado pelos pais — de estudar os problemas do país onde suas famílias construíram fortunas. O grupo que hoje compõe o Agenda Brasil do Futuro começou a ser constituído em 2014 com a abertura de um curso de formação em atualidades, o Legado para a Juventude, idealizado pela pedagoga Daniela de Rogatis, sócia de uma consultoria de desenvolvimento pessoal de jovens de famílias ricas, em parceria com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. 

No curso, que dura um ano e custa 40.000 reais, há palestras com gente do calibre dos economistas Gustavo Franco e Pedro Malan e da précandidata à Presidência Marina Silva — além de novos talentos, como o economista e lósofo Joel Pinheiro da Fonseca, coordenador do curso e colunista de EXAME Hoje. Restrito a São Paulo, Belo Horizonte e Ribeirão Preto, no interior paulista, ainda em 2018 o curso deve ganhar turmas no Rio de Janeiro e em capitais das regiões Sul, Nordeste e Centro-Oeste devido à alta procura — mais de 200 alunos já passaram por ali em quatro anos. 

É um interesse que coincide com a crise econômica e com o questionamento crescente de boa parte da sociedade sobre o papel do Estado — um descontentamento cujo início pode ser traçado nas manifestações contra aumentos de tarifa no transporte público em diversas cidades em junho de 2013, e que desde então ganhou novas pautas. 

“Antigamente, a elite brasileira vivia muito desinteressada da política”, diz Fonseca. “No grupo, procuramos entender as nuances para haver um engajamento de qualidade, e não fazer como numa guerra de torcidas.”

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso: um dos idealizadores do curso de formação de jovens da elite brasileira | Newton Menezes/Futura Press Para muitos dos participantes, o curso é o primeiro contato com uma realidade que vai além dos muros dos grupos empresariais de suas famílias. O resultado é que os jovens acabam virando uma referência em seus círculos sociais. 

“Antes, não me interessava por política”, diz a arquiteta Giuliana Torre, de 29 anos, lha de Walter Torre, fundador da construtora WTorre, gestora do estádio Allianz Parque, em São Paulo. “Agora, nos grupos de WhatsApp, minhas amigas vêm me pedir comentários sobre as eleições.

” Giuliana recentemente liou-se ao Partido Novo, de cunho liberal, com o economista Ricardo Simon, de 25 anos, colega do Agenda Brasil do Futuro, da família fundadora do laboratório Sanval, adquirido em 2007 pelo concorrente Hipolabor, e atualmente sócio do fundo de investimento Eclipseon. 25/06/2018 Jovens, ricos e engajados, eles querem salvar o Brasil dos maus políticos | 

De entrar no debate político ao desejo de fazer algo pelo país foi um pulo. “A ideia do Agenda Brasil do Futuro surgiu após uma aula do curso”, diz a administradora Marina Cançado, de 30 anos, quarta geração da família fundadora da rede de farmácias Drogal, tradicional no interior paulista. Marina atua como diretora executiva do curso de formação e é uma das principais lideranças do grupo de ativismo.

Fonte: Exame

COMMENTS

Nome

#OLabinho,4,=,1,Acidente,1,Assassina,5,Auto-ajuda,4,b,3,Bahia,673,Barra da Estiva,1,Brasi,6,Brasil,2822,Brasília,1,chuva,3,chuvas,7,Claudia Wild,5,CNH,2,comercio,29,Copa,1,Correios,11,Corrupção,239,D'jane Silva,6,Dança e Cultura,2,Denúncia,410,Denûncia,67,Desabamento,10,Destaque,1943,Detran,3,Distrito Fedral,2,Economia,365,Educação,56,Eleição,99,Elizeu Rosa,31,Emprego,24,Encostas,1,Energia,16,Entretenimento,190,Esporte,17,Eunápolis,9,Europa,1,Feira de Santana,15,FUNAI,1,Futebol,2,Google,6,Governo,42,Greve,14,Ilhéus,24,Indígenas,3,Inflação,5,Internacional,42,Internacional.,55,Internet,2,Itabuna,20,Jequié,77,Justiça,46,Lauro de Freitas,17,Meio Ambiente,31,Migrantes,24,Mundo,238,N,1,Natureza,14,Noticias,2215,Notícias,2654,Paulo Afonso,2,Pobreza,9,poli,6,Policia,118,Polícia,325,Politica,833,Política,2203,Porto Seguro,14,Religião,12,Rio de Janeiro,4,Rural,2,Salvador,325,Saúde,153,Segurança Pública,155,STF,1,Tecnologia,27,Teixeira de Freitas,15,Terroristas,4,Trânsito,38,transporte,73,TRE,5,TSE,2,Violência,206,Vitória da Conquista,29,w,2,www,1,
ltr
item
Ebahia News: Jovens, ricos e engajados, eles querem salvar o Brasil dos maus políticos
Jovens, ricos e engajados, eles querem salvar o Brasil dos maus políticos
https://abrilexame.files.wordpress.com/2018/06/br-ricos-1.jpg?quality=70&strip=info
Ebahia News
http://www.ebahianews.com.br/2018/06/jovens-ricos-e-engajados-eles-querem.html
http://www.ebahianews.com.br/
http://www.ebahianews.com.br/
http://www.ebahianews.com.br/2018/06/jovens-ricos-e-engajados-eles-querem.html
true
6004791991803311525
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO PESQUISA TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy