$type=grid$show=home$count=4$cate=0$rm=0$sn=0$au=0$cm=0

Trajetória política de Jequié: Desenvolvimento fazendo história

O Município de Jequié nas últimas oito décadas foi liderado pelas famílias Borges/Lomanto. Vários prefeitos tiveram apoios dessas famílias que, juntas ou separadas, comandaram politicamente as decisões finais do executivo municipal.
Em 1986, Luiz Amaral quebrou a hegemonia dessas famílias tornando-se prefeito pelo PMDB, sem o apoio das referidas famílias. Situação esta que fez as famílias buscarem um consenso para retomar o poder municipal, tirando a liderança do PMDB e de Luiz Amaral. Em decorrência disso, convocaram o ex-prefeito Lomanto Júnior, na época aposentado mas gozando de grande prestigio político, inclusive, corria um boato que se tornou uma espécie de sloga que dizia: “Lomanto entra nos gabinete em Brasília sem bater na porta”. Além do conhecido prestígio, havia o filho Leur Lomanto Junior, herdeiro político com mais de oito mandatos na Câmara dos Deputados. Unindo forças, a família Borges e autoridades políticas junto aos adversários de Luiz Amaral foram a Fazenda Floresta convidar o ex senador da república para retornar à política ativa concorrendo ao terceiro mandato para prefeito de Jequié. 
Todavia, essas ações dependiam do aval de dona Ildete Lomanto (dona Detinha), que, apesar de não concordar com a ideia do retorno do seu esposo a política, mostrou-se abalada pelos apelos dos ”aliados”, além disso, ela nunca negou seu amor por Jequié. Esses fatos denominaram o dia do “sim”. Mensurando os prós e os contra de uma decisão tão grande, o velho Lomanto aceita o convite. Com o reforço do grupo, em 1992 Lomanto é eleito prefeito de Jequié mais uma vez.
Apesar da excelente gestão que Luiz Amaral fazia, o mesmo perdeu o poder na calada da noite para Lomanto Junior e todo o grupo liderado pelos Borges.
Decorridos os quatro anos de mandato de Lomanto, ele, assim como os Borges necessitavam de um nome à altura para darem continuidade a hegemonia que amabas as famílias possuíam. Surge então o nome de Roberto Britto, médico e postulante a uma cadeira no legislativo municipal, com oportunidade, segundo às referidas famílias, de pleitear o maior cargo político de Jequié, entre os observadores políticos e analistas políticos “um cavalo celado”, Roberto Britto é eleito prefeito de Jequié com apoio total dos Borges e Lomanto.
A idéia dos Borges/Lomanto para Roberto Britto era de um só mandato, os quatros anos de 1997 a 2000 era tempo suficiente para preparar outro nome para rezar na cartilha dos Borges/Lomanto.
Entretanto, o tiro saiu pela culatra, Roberto Britto pega gosto pelo poder municipal e pleiteia o segundo mandato, surge então as divergências, na briga pelo poder Roberto rompe com a família Lomanto. Os Borges mais uma vez tomam caminhos diferente, Cesar Borges chega ao topo do executivo baiano sagrando se governador da Bahia. 
Roberto Britto segue a carreira política. Com o segundo mandato chega a presidência da União dos Prefeitos da Bahia (UPB), e tem espaço para alçar grandes vôos. Caminhando independente e se tornando a terceira força política do Município de Jequié, Roberto Britto com seus métodos administrativos arrojados lança o nome de seu amigo e fiel escudeiro para prefeito de Jequié, Reinaldo Pinheiro, carismático, parceiro de longas jornadas tem a aceitação da população de Jequié. Conquistando caminhos ainda não trilhados ele é eleito prefeito de Jequié em 2005 com total apoio de Roberto Britto que, com a militância na UPB, pleiteia uma cadeira na Câmara dos Deputados, vaga esta de grande importância para a terceira força política genuinamente jequieense.
Foram oito anos como prefeito e 12 anos como deputado federal. Uma trajetória política que se ampliou para vários municípios. Em todos os 417 municípios da Bahia Roberto Britto conquistou votos para o cargo no legislativo federal. 
O seu ponto de partida sempre foi Jequié, aqui Roberto Britto teve régua e compasso para chegar onde chegou na política. Resultados que tem incomodado muitas pessoas, principalmente os líderes políticos de Jequié e da Bahia. 
Visionário, esplorando um cenário favorável para seus pleitos futuros, Roberto Britto tem duas ambições; a volta ao executivo municipal jequieense e uma cadeira na Assembléia Legislativa da Bahia. Ele acredita que como deputado estadual, criará situação favorável para o seu retorno como prefeito em 2020. Acredita que possa novamente administrar o município que ele colocou no cenário nacional como um dos mais pujantes dos últimos 20 anos, com geração de emprego e renda. 
Com a experiência adquirida em Brasília ele acredita que tem competência suficiente para alavancar a economia municipal fazendo bom uso dos recursos federal e estadual, além dos impostos municipais que o município recebe.

Fonte: Zeniltonmoreira.com.br

COMMENTS

Nome

#OLabinho,4,=,1,Acidente,1,Assassina,5,Auto-ajuda,4,b,3,Bahia,690,Barra da Estiva,1,Brasi,8,Brasil,3082,Brasília,3,chuva,3,chuvas,7,Claudia Wild,6,CNH,2,comercio,45,Copa,1,Correios,13,Corrupção,248,D'jane Silva,6,Dança e Cultura,3,Denúncia,427,Denûncia,68,Desabamento,11,Destaque,1967,Detran,3,Distrito Fedral,2,drogas,1,Economia,395,Educação,72,Eleição,152,Elizeu Rosa,32,Emprego,34,Encostas,1,Energia,19,Entretenimento,203,Esporte,18,Eunápolis,9,Europa,1,Feira de Santana,15,FUNAI,1,Futebol,3,Google,6,Governo,43,Greve,14,Ilhéus,24,Indígenas,5,Inflação,5,Internacional,43,Internacional.,65,Internet,2,Itabuna,20,Jequié,77,Justiça,47,Lauro de Freitas,17,Meio Ambiente,32,Migrantes,28,Mundo,248,N,1,Natureza,15,Noticias,2386,Notícias,3250,Paulo Afonso,2,Pobreza,11,poli,6,Policia,122,Polícia,379,Politica,956,Política,2738,Porto Seguro,14,Religião,25,Rio de Janeiro,4,Rural,2,Salvador,325,Saúde,180,Segurança Pública,165,STF,1,Tecnologia,28,Teixeira de Freitas,15,Terroristas,5,Trânsito,47,transporte,79,TRE,5,TSE,2,Violência,254,Vitória da Conquista,29,w,2,www,1,
ltr
item
Ebahia News: Trajetória política de Jequié: Desenvolvimento fazendo história
Trajetória política de Jequié: Desenvolvimento fazendo história
https://i0.wp.com/zeniltonmeira.com.br/wp-content/uploads/2018/08/Micareta.jpg?w=1014
https://1.bp.blogspot.com/-iQnoVx1FY9s/W2x4Hpd_IJI/AAAAAAAAEjE/gePkD6G7fGUCnDjqWs73dHV0DmlY73GBgCLcBGAs/s72-c/IMG-20180721-WA0034.jpg
Ebahia News
http://www.ebahianews.com.br/2018/08/trajetoria-politica-de-jequie.html
http://www.ebahianews.com.br/
http://www.ebahianews.com.br/
http://www.ebahianews.com.br/2018/08/trajetoria-politica-de-jequie.html
true
6004791991803311525
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO PESQUISA TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy