FÁTIMA NUNES DEBATE NA ALBA ENERGIA SOLAR

Divulgação/AgênciaALBA

A Assembleia Legislativa promoveu, na tarde desta quinta-feira, uma audiência pública para debater o cenário da geração de energia solar na Bahia. Realizado no Auditório Jornalista Jorge Calmon, o evento proposto por Niltinho (PP) reuniu consumidores, empresários e representantes de órgãos públicos. 

A mesa de debate teve como convidados, além de proponente, a deputada Fátima Nunes (PT); Laís Maciel, diretora de Interiorização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), representando o vice-governador e secretário João Leão; Celso Rodrigues, superintendente da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), que representou o governador Rui Costa; Daniel Kunz, presidente da Associação Baiana de Energia Solar (ABS); Leonardo Souza, membro da Comissão de Energia da Ordem de Advogados do Brasil – Secção Bahia (OAB); Maria Carla, gestora da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); Murilo Xavier, diretor da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb); e a superintendente de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município de Madre de Deus, Kátia Carmelo.

O deputado Niltinho ressaltou que o fortalecimento da energia solar na Bahia significa geração de emprego, renda e receita para os municípios. “Temos o estado com a maior incidência solar do país e, felizmente, também temos terrenos planos com custo abaixo da média de mercado. São situações que facilitam a utilização desse segmento energético”, disse o parlamentar, que é vice-presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da ALBA.

Em seguida, a deputada Fátima Nunes lembrou que os prédios do Centro Administrativo da Bahia (CAB) já adotam o sistema de energia solar. A petista também informou que propôs à Secretaria Estadual de Educação a implantação do modelo energético nas escolas estaduais. O objetivo do projeto intitulado Sol da Gente, explicou, é promover a sustentabilidade e a economia. 

Representantes do Governo do Estado, Laís Maciel e Celso Rodrigues apresentaram dados do quadro atual em que a Bahia se encontra. De acordo com a diretora da SDE, já são 24 projetos de energia solar em operação em território baiano e que representaram R$ 3,2 bilhões investidos. Estes empreendimentos beneficiam diretamente municípios como Casa Nova, Juazeiro, Itaguaçu da Bahia, Oliveira dos Brejinhos, Tabocas do Brejo Velho, Guanambi, Barreiras e Bom Jesus da Lapa. Segundo Laís, Brejinhos é o que possui potencial mais promissor. No caso de Tabocas do Brejo Velho, a gestora explicou que, durante o processo de implantação do parque solar, o município arrecadou 11 vezes mais com Imposto Sobre Serviço (ISS).

A representante da SDE também explicou que o Estado possui três linhas de incentivos para o empreendedorismo no setor da energia solar. “Qualquer empresa que venha fazer transformação industrial aqui pode ter acesso ao Desenvolve. 
Esse programa chega a dar um desconto 81% no pagamento antecipado do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)”, explicou. As empresas de equipamentos solares podem se enquadrar no programa de eletroeletrônico. Neste caso, o desconto no ICMS pode chegar a 100% até 2019, e 90% até 2024. Para as transmissoras, o incentivo é o abatimento de até 90% do ICMS.

Daniel Kunz destacou o papel da Associação Baiana de Energia Solar no cenário de expansão da matriz energética, como promover treinamento e educação preventiva para os trabalhadores do setor. “Necessitamos juntar forças, buscar uma assessoria jurídica compartilhada e negociar melhorias com prefeituras e governo”, ressaltou.

O advogado Leonardo Souza mostrou o cenário de regulamentações do setor energético no Brasil e defendeu uma convergência das atuações na Bahia para favorecer a criação da cadeia produtiva. “Há espaços para que incentivos aconteçam. No entanto, a construção deles depende de acordo e cooperação comum envolvendo entidades, governo e concessionário”, listou o representante da OAB-BA. Logo depois, o diretor da Fieb, Murilo Xavier, também apresentou dados do setor e frisou que a Bahia possui potencial para produção de energia solar, pois tem grande extensão territorial e consequente incidência de raios solares. Ao fim do evento, Kátia Carmelo defendeu a implantação de parques energéticos através de consórcios de municípios, uma ferramenta que poderá baratear os custos envolvidos nos projetos.

ALBA 

COMMENTS

Nome

#OLabinho,4,=,1,Acidente,6,alba,46,Assassina,7,Auto-ajuda,7,b,3,Bahia,938,Barra da Estiva,8,BaSimoes Filhohia,1,BNDS,3,BOLSONARO,105,Brasi,49,Brasil,3372,Brasília,57,Camaçari,4,CEADEB,15,chuva,4,chuvas,7,Claudia Wild,8,CNH,2,comercio,49,COMUNISMO,17,Copa,1,Correios,19,Corrupção,267,D'jane Silva,6,Damares Alves,2,Dança e Cultura,18,Denúncia,449,Denûncia,94,Desabamento,13,Destaque,2041,Detran,5,dinheiro,3,Distrito Fedral,8,drogas,7,Economia,413,Educação,85,Eleição,159,Elizeu Rosa,121,Emprego,39,Encostas,3,Energia,23,Entretenimento,207,Esporte,24,Eunápolis,11,Europa,2,Feira de Santana,17,FUNAI,3,Futebol,6,GDF,1,Google,7,Governo,50,Greve,16,Ilhéus,24,Indígenas,8,Inflação,5,Internacional,51,Internacional.,68,Internet,5,Itabuna,23,Jequié,83,Justiça,59,Lauro de Freitas,21,Libertacao,1,Lva Jato,1,Meio Ambiente,39,Migrantes,33,Mundo,258,N,1,Natureza,24,Noticias,2428,Notícias,3488,Partido,2,Pastores,5,Paulo Afonso,2,Pobreza,14,poli,8,Policia,157,Polícia,415,Politica,1074,Política,2877,Porto Seguro,15,Presidente PTN,3,PTN,3,Religião,38,Rio de Janeiro,6,Rural,2,Salvador,344,SAU,1,Saúde,186,Segurança Pública,185,Serrinha,1,Simoes Filho,1,Simões Filho,3,SSAU,1,STF,5,Tecnologia,28,Teixeira de Freitas,16,Terroristas,8,Trânsito,48,transporte,83,TRE,7,TSE,4,Violência,267,Vitória da Conquista,30,w,2,www,1,
ltr
item
Ebahia News: FÁTIMA NUNES DEBATE NA ALBA ENERGIA SOLAR
FÁTIMA NUNES DEBATE NA ALBA ENERGIA SOLAR
https://www.al.ba.gov.br/fserver/:imagensAlbanet:imgNoticia:37980-901467-2019-09-05-20-33-56.jpg
Ebahia News
http://www.ebahianews.com.br/2019/09/fatima-nunes-debate-na-alba-energia.html
http://www.ebahianews.com.br/
http://www.ebahianews.com.br/
http://www.ebahianews.com.br/2019/09/fatima-nunes-debate-na-alba-energia.html
true
6004791991803311525
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO PESQUISA TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy