$type=grid$show=home$count=2$cate=0$rm=0$sn=0$au=0$cm=0

$type=ticker$count=12$cols=4$cate=0

Socialismo, fascismo e nazismo: frutos da mesma árvore

Apesar de fascismo e nazismo estarem à direita e o socialismo à esquerda, em muitos aspectos, eles são todos regimes muito semelhantes: autoritários e intervencionistas.

Críticos do libertarianismo frequentemente o tratam como uma espécie de fascismo. Afinal, o movimento aparenta para muitos ser “extremo”, “radical” e “direitista”. Nada mais errado.

Mas até mesmo conservadores já repetiram tal acusação. Em seu comentário sobre A Revolta de Atlas, de Ayn Rand, Whittaker Chambers escreveu que “em quase qualquer página da do livro, é possível ouvir uma voz, comandando: “Para a câmara de gás”.

Com relação a isso, libertários apenas respondem que fascismo advoga por poder estatal irrestrito, e não livre mercado. Mas, se o libertarianismo não se associa com a esquerda, como ele pode simultaneamente ser diametralmente oposto à direita?
A Teoria da Ferradura

O estudo da Política Comparada pode ajuda a elucidar essa questão. Para tratar o libertarianismo como semelhante ao fascismo, deve se pressupor que todas as ideologias políticas ocupam algum lugar no espectro político, cujas extremidades são o socialismo, na esquerda, e o fascismo na direita.

O problema com esse modelo é que fascismo e socialismo são em muitos aspectos, semelhantes: ambos eram autoritários e intervencionistas. Tal fato é admitido até por alguns socialistas como Carl Landauer:


Na história do socialismo, o fascismo merece o lugar de não apenas um oponente que, por um período, ameaçou destruir o movimento socialista. Os dois movimentos tem algumas raízes em comum, em especial um descontentamento com com a economia capitalista pré-1918 (…)

O fascismo estava disposto a usar as formas de organização econômica sugeridas pelos socialistas – e muito provavelmente esse uso teria aumentado se o fascismo não tivesse se autodestruído em causar a Segunda Guerra.

É a chamada Teoria da Ferradura, em que os extremos se parecem muito mais do que dizem parecer.

Essas observações enfatizam a natureza totalitária de ambas a ideologias: Quanto mais poderoso é o estado, mais totalitário ele é. O historiador Richard Pipes caracterizou ambos comunismo e fascismo como:


Uma ideologia oficial e abrangente; um único partido comandado por um ‘líder’ que domina o estado; o partido no poder em posse dos meios de comunicação e das forças armadas; economia centralizada.

A Rússia de Stalin e o nazismo já estavam próximos do polo totalitário, e o fascismo italiano estava se aproximando rápido dele.

Mesmo os cientistas políticos que usam totalitarismo como métrica não chamam atenção para o fato de que o libertarianismo por essência ocupa o lado oposto do espectro de qualquer tipo de totalitarismo.
A origem do conflito entre socialismo e fascismo

Hoje o fascismo caiu em desgraça. É necessário entender a ideologia fascista para saber por que milhões aceitavam esse rótulo com orgulho no passado.

Porém, ninguém nega que o fascismo nasceu em oposição ao marxismo ortodoxo. Na verdade, o que é difícil para muitos entenderem é de onde surgiu a hostilidade entre os dois movimentos. 

As questões em divergência não eram centradas em economia. Benito Mussolini, Adolf Hitler, bem como outros líderes fascistas, estavam preparados para acolher o estatismo dos seus rivais socialistas. 

De acordo com o marxismo ortodoxo, o destino da nação não era relevante para os trabalhadores. Os fascistas discordavam: da mesma forma que membros de uma mesma classe têm interesses comuns, os habitantes de um mesmo país também têm.

Os fascistas trocaram a veneração à “classe trabalhadora” pela igualmente fanática devoção à “nação”.

A transição de Mussolini do marxismo Ortodoxo ao fascismo é bem documentada. Em abril de 1914, ele era “no julgamento de simpatizantes e opositores, o ditador do Partido Socialista”

Mas quando ele trocou suas alianças na questão da guerra com os Impérios Centrais, o Partido Socialista o expulsou.

Como fascismo e nazismo abraçaram o socialismo

Diferente de Mussolini, Hitler nunca foi marxista. Ele condenava seu internacionalismo.

Hitler odiava o socialismo não por suas políticas econômicas, mas porque eles “apunhalaram a Alemanha pelas costas” na Primeira Guerra com suas atividades revolucionárias.

Inclusive, ele repetidamente disse que o marxismo era pró-capitalista em seu livro Mein Kampf:


[o marxismo] almeja quebrar as forças de resistência da nação, preparando-a para a escravidão do capitalismo internacional e dos seus senhores, os judeus.

Os fascistas eram bem menos radicais que os nazistas alemães. Dessa forma, a influência da doutrina nacional socialista na política econômica italiana que inicialmente era sutil, acelerou na metade da década de 30.

Obras públicas, cartéis mantidos pelo governo e assistencialismo cresceram significativamente. O estado comprou os ativos de bancos e empresas em falência, chegando a ter a maior parte do setor bancário.

Quando chegaram ao poder, os nazistas foram mais rápidos ao expandir o poder do governo e cortar laços com a economia mundial que os italianos.

Nos primeiros 4 anos, o crescimento anual de consumo privado (dos indivíduos) era de 2,4%, e o do consumo público (gasto estatal) foi de 19,7%.

Armamento militar era prioritário, mas gastos não militares do governo cresceram em uma taxa anual de 5,3%.

A política comercial reduziu a importação a níveis abaixo dos da Crise de 29, especialmente na agricultura. Além disso, o intervencionismo rapidamente se expandiu pela economia.

David Schoenbaum faz alguns apontamentos sobre a economia alemã durante o regime nazista:


Salários, preços, condições de trabalho, alocação de materiais: nada disso era decidido pelo mercado. Investimento era controlado, liberdade ocupacional não existia, preços eram tabelados. Empresas, em especial as grandes, sumiam ou prosperavam conforme a sua submissão.

À medida que a guerra progrediu, a Alemanha se aproximou mais do socialismo, recrutando mulheres, idosos, e até mesmo crianças para serviço econômico e militar.
A perspectiva de Mises sobre os três regimes totalitários

Os fascistas evitaram algumas políticas econômicas socialistas, como a nacionalização da indústria e a coletivização agrícola.

Mas, esse desvio do marxismo ortodoxo não é especial do fascismo: dados os efeitos devastadores que tais medidas causaram na União Soviética, todo socialista com um pingo de bom senso quis evitá-las.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Ludwig von Mises escreveu:


Os marxistas não estão prontos para admitir que os nazistas também são socialistas. Na visão deles, o nazismo é o maior mal possível causado pelo capitalismo. Por outro lado, os nazistas descrevem o sistema russo como o pior dos tipos de exploração capitalista e conspiração dos judeus para a dominação dos gentios. E é claro que ambos os sistemas, russo o alemão, devem ser considerados de um ponto de vista econômico como socialistas.

Desde o colapso do socialismo, muitos cientistas políticos tardiamente adotaram a perspectiva de Mises.

Apesar de terem recebido pouco reconhecimento por tal, liberais e libertários como Mises e Friedrich Hayek foram pioneiros em apontar as semelhanças nesses tipos de totalitarismo. 

É improvável que eles venham a receber o crédito que merecem, mas, a medida que suas teorias se tornarem melhor compreendidas, comparações entre libertarianismo e fascismo se tornarão menos frequentes.

Bryan Caplan é professor de economia na George Mason University e pesquisador do Mercatus Center.

Gostou do artigo? Então apoie o Ideias Radicais! Apoiadores recebem vários benefícios, entre eles uma carta mensal sobre o que o Ideias Radicais está fazendo, além de webinars com a equipe.

https://ideiasradicais.com.br/

COMMENTS

Nome

@alba,281,@alba Destaque,39,@deputadonelsonleal,27,@oficialalexlima,5,#alba,114,#OLabinho,6,=,1,2021,2,5G,1,aborto,1,abril,18,Abuso Infantil,1,Acidente,17,aglomeração,1,Aids,2,ajuda,1,alba,298,Alemanha,1,Aliança Pelo,19,Aliança Pelo Brasil,122,amamentação,1,amazônia,1,ANEEL,1,armas,3,artistas,1,Assassina,15,assassinato,7,Assembleia de Carinho,19,Assembleia de Deus,14,Assembléia Legislativa,35,atleta brasileira,2,Augusto Aras,3,Auto-ajuda,7,autoescolas,1,Auxilio,10,avanço,1,AVANTE,8,b,3,Bahia,1594,Banco Central,1,bancos,1,Bandido,24,BANDIDOS,18,Barcelona,1,Barra da Estiva,15,barreira,1,BaSimoes Filhohia,5,BNDS,13,Boa Ação,1,bolsas,1,BOLSONARO,481,Brasi,82,Brasil,4079,Brasilia,35,Brasília,141,Brasíliabbr,3,briga,1,Cadeias,1,Camaçari,9,Câmara,1,Campo Alegre,1,candeias,2,capitais,1,Carnaval,4,CEADEB,24,Ceara,1,Ceará,4,censura,1,China,3,China Assassina,6,China Comunista,13,Chuna Comunista,14,chuva,4,chuvas,8,Cidades,64,ciodades,2,Cipó,1,Claudia Wild,9,CLDF,9,Cloroquina,4,CNH,2,CNN,1,Coelba,1,combater,1,comercio,51,COMUNISMO,36,concurso,1,Copa,1,coragem,1,Coronavirus,85,Coronel do Ceará,1,Corpo de bombeiros,1,Correios,19,Corrupção,297,Corrupto,14,covid,13,covid-19,23,cracolândia,1,crianças,1,Crime,12,Crime Organizado,27,CRIMINOSOS DA POLITICIA,31,crise,1,Cristão,3,crítica,1,cuba,1,Cultura,7,D'jane Silva,6,Damares Alves,6,Dança e Cultura,19,Dayane Pimentel,1,Débora Santana,2,Decretos Abusivos,3,Decretos de Prefeitos,2,delivery,1,denuncia,2,Denúncia,453,Denûncia,101,Deputado Isidório,5,Desabamento,13,desrespeito,2,desta,1,Destaque,2913,Detaque,20,Detran,8,DF,1,dia dos avós,1,Diário Oficial,1,dias dos pais,2,Dias Toffoli,1,dinheiro,11,Direitos Humanos,6,Distrito Fedral,9,ditadores da Bahia,14,Ditadura,2,doença mental,1,dólar,1,Donald Trump,5,drogas,14,Economia,467,EDU,2,Eduardo Alencar,2,Eduardo Bolsonaro,1,Educação,138,Eleções,1,Eleição,160,eleições 2020,14,eleições 2022,1,Elizeu Rosa,153,Embaixador,1,embasa,1,Emprego,40,Encostas,3,Enem,5,Energia,23,Entretenimento,210,Escândalo,1,escola,2,Esporte,40,Esquerda,2,Estado de Sítio,1,estuprador,1,EUA,4,Eunápolis,15,Europa,4,Evangélicos,5,Exercito,4,Explosão,1,EXTREMA ESQUERDA MBL,12,Facebook,1,faculdades,1,fake news,1,falecimento,1,FBDH.ORG,5,Fé,2,Feira de Santana,20,Feira de São Joaquim,1,Felipe Neto,1,feminista,1,fenômeno,1,FGTS,2,FIES,4,Fora Rodrigo Maia,1,FUNAI,3,Fundação Dr. Jesus,3,Futebol,14,Gasolina,2,GDF,13,General Mourão,3,geral,29,GLO,1,Globo,1,Google,7,Gospel,3,Governadores Ditadores,4,Governo,54,Greve,16,guarajuba,1,Harvard,1,herói,1,hidroxicloroquina,5,HIV,1,homicidio,1,hospital,3,IBGE,1,igrejas,3,Ilhéus,26,Imovel,1,Imposto,1,Indígenas,10,Inflação,5,Injustiça,5,INSS,6,instagram,1,Insulina,1,interior,4,Internacional,122,Internacional.,79,Internet,6,investigação,1,irã,1,Isidorio,6,isolamento,2,Israel,2,Itabuna,28,Itamaraju,52,japão,1,japonês,1,Jejum Pelo Brasil,1,Jequié,92,jovens,1,juamento,1,Juazeiro,2,julho,1,Justiça,115,Lauro de Freitas,31,Lésbicas Assassinas,2,LGBTI+,1,Libano,1,Líbano,1,Liberdade de Culto,2,Libertacao,1,Literarura,2,litoral,1,lixo,1,Lula,1,Lva Jato,1,Maconheiro,1,Madonna,1,Malandro,1,manifestação,1,MARGINAIS,4,MBL,2,MEC,2,médica,2,médicos,1,Meio Ambiente,49,mendigos,1,Michelle Bolsonaro,2,Migrantes,33,militares,3,Minas Gerais,1,Minas gerais,1,minha casa,1,minha vida,1,Ministério d Justiça,4,ministério público,5,Ministra Damares,7,Ministro da Infraestrutura,1,Ministro Moro,1,Minstro Moro,2,money,1,moradores de rua,1,Moro,2,MP,1,MPF,4,Mundo,364,música,1,N,1,Nacional,1,Naja,1,Nas Ruas,1,Natura,1,Natureza,24,negócios,1,Nelson Leal,4,Netflix,1,neto,1,Nikolas Ferreira,2,Niterói,1,Noticias,2429,Notícias,3488,Noticias do Brasil,2,nova Cédula,1,nova ordem mundial,1,Olavo de CARVALHO,1,Olimpíada,1,OMS,1,ONU,2,Oração pelo Brasil,3,Otto Filho,3,pandemia,19,Partido,5,Partido Chines Criminso,1,pastor,2,PASTORA,1,Pastores,6,patriotismo,1,Paulo Afonso,2,Paulo Guedes,1,PCDF,1,pedofilia,4,perigo,1,pertubação,1,Peste Chinesa,3,petista,1,Petrobras,3,PGR,5,planetas,1,Pobreza,15,poli,8,Policia,187,Polícia,422,Polícia & Poder,6,Policia Federal,5,Politica,1261,Política,2890,Politica & Poder,37,Política&Poder,77,Politicab,1,Políticos Bandidos,2,Porto Seguro,21,Pr Edson Freitas,1,Prado,1,praias,1,preconceito,1,prefeito,1,prefeitos,1,Presidente da Republica,3,Presidente PTN,3,Presidente Tancredo Neves,2,presidio,1,PRF,1,Privação de Liberdade,1,prouni,1,PSD,3,PSOL DE TRAFICANTES,3,PT,3,PTN,3,Publicidade,1,quarentena,1,Receita Federal,1,redes social,5,Reforma Política,1,Religião,39,Rio de Janeiro,14,Rodoviária,1,roubo,1,Rui Costa,2,Rural,3,Salinas,1,Salvador,572,Sandro Moreira,1,Santa Lúzia,1,São Paulo,6,SAU,1,Saúde,309,Secretária de Educação,2,Segurança Pública,193,Sergio Moro,5,Serrinha,1,Silas Mlafaia,2,Simoes Filho,28,Simões Filho,12,SSAU,1,STF,27,surto,1,SUS,1,táxi,1,Tecnologia,29,Teixeira de Freitas,24,Terroristas,11,toquio,2,tóquio,1,trabalho,1,trafico,1,Trânsito,48,transporte,85,TRE,7,tremor,1,TRT-BA,1,TSE,6,twitter,1,UFBA,1,UFRB,1,Uruçuca,1,vacina,3,Valença,1,vereador,1,Vereadora de Salvador,3,Vilas-Boas,1,Violência,273,Violência contra a Mulher,3,Virus Chines,20,Vírus Chines,2,Vitória da Conquista,32,w,2,www,1,zoavírus,1,
ltr
item
Ebahia News: Socialismo, fascismo e nazismo: frutos da mesma árvore
Socialismo, fascismo e nazismo: frutos da mesma árvore
https://ideiasradicais.com.br/wp-content/uploads/2019/10/080518-29-Mussolini-Hitler-Stalin-Italy-Russia-Germany-History-Fascism-Communism.png
Ebahia News
http://www.ebahianews.com.br/2020/09/socialismo-fascismo-e-nazismo-frutos-da.html
http://www.ebahianews.com.br/
http://www.ebahianews.com.br/
http://www.ebahianews.com.br/2020/09/socialismo-fascismo-e-nazismo-frutos-da.html
true
6004791991803311525
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO PESQUISA TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy