O deputado Pastor Isidório Filho (Avante) apresentou um projeto de resolução, na Assembleia Legislativa da Bahia, com o objetivo de homenagear o coronel BM Adson Marchesine, novo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Bahia, com a concessão da Comenda 2 de Julho. A mais alta honraria do Parlamento baiano será entregue em sessão especial, convocada para este fim, em data e horário estabelecidos junto à Mesa Diretora da ALBA.“O coronel Adson Marchesine é um servidor de carreira dedicado, reconhecido por sua competência, humildade, versatilidade e capacidade resolutiva nas fileiras do nosso querido Corpo de Bombeiros Militar”, afirma o parlamentar, que relembrou, no documento, a longa trajetória do militar na instituição.
Nascido em Salvador, o oficial tem 53 anos e há mais de três décadas se dedica diuturnamente ao serviço público militar, “sem máculas”, e com relevantes serviços prestados à Bahia e ao Brasil. Filho de Telma e Jorge Marchesini, o pai da jovem Melissa Marchesine entrou na caserna como aspirante a oficial na turma de 1988 e agora, em 2021, assumiu o mais relevante degrau da carreira de oficiais do Corpo de Bombeiros da Bahia, “a nobre e honrosa função de comandante-geral dos Bombeiros”.
De acordo com o legislador, a nomeação “é mérito do homenageado e fruto da sua notável formação técnica, liderança nata e consequência natural das inúmeras funções de destaque no CBMBA”, como comandante do 10° Grupamento de Bombeiros Militar em Camaçari, diretor do Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP) e comandante de Operações Bombeiros Militares da Capital e da Região Metropolitana de Salvador, seu cargo mais recente.
O vice-líder da Maioria ressalta o extenso e “impressionante” currículo do coronel BM Adson Marchesine, chamando a atenção para o volume de cursos e capacitações, de homenagens recebidas, de prêmios e de medalhas, dentro e fora da Bahia. “Sem dúvida, o mui digno cel BM Adson Marchesine é um dos melhores quadros do Corpo de Bombeiros, um sucessor à altura do também formidável cel. BM Francisco Telles”, declara o Pastor Isidório Filho, que fez questão de elogiar a iniciativa do chefe do Executivo estadual, “mais uma decisão acima da média do melhor governador do Brasil, Rui Costa”.
O deputado lembra que durante a transmissão de cargo, ocorrida em 21 de janeiro do ano corrente, o coronel BM Adson Marchesini destacou a importância e responsabilidade da nova missão, frisando que “a nossa principal riqueza são os bombeiros militares e que a primeira meta é diminuir o tempo-resposta das ocorrências, para reduzir a angústia de quem espera um atendimento”.
Para finalizar, o parlamentar pontua que Marchesine foi um oficial chave no processo de emancipação do Corpo de Bombeiros da estrutura da Polícia Militar em 2014 e que a Corporação segue no caminho certo, “para a honra e glória de Jesus”. Ele acrescenta ainda que, em pouco tempo, a instituição conseguiu melhorar muito e hoje se encontra entre as cinco mais bem equipadas do Brasil. “Justamente para seguir esse caminho de vitórias e de conquistas, caberá ao homenageado em tela liderar o conceituadíssimo Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Bahia”.
COMMENTS